Pages

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O QUE É QUE A BAIANA TEM?

Uma maravilhosa iniciativa da escritora Clara Maciel, marcou o dia da cultura para a literatura em Salvador no dia 20 de novembro, data em que também se comemora o “Dia da Consciência Negra” no Brasil. O evento que entre outras coisas teve como objetivo, preconizar a cultura e incentivar a leitura no país, teve também como finalidade o incentivo à promoção das feiras literárias.

O acarajé literário, como o evento foi denominado pela escritora e idealizadora, que esteve vestida a caráter como uma típica baiana de acarajé, ocorreu no Largo das Baianas na Praia de Amaralina e contou com a presença de alguns escritores baianos. Dentre os participantes estavam o Jornalista e poeta Valdeck Almeida de Jesus, o Acadêmico da Academia do Recôncavo de Letras e Organizador do Movimento Literário ARTPOESIA Carlos Alberto Barreto, o poeta e confrade da CAPPAZ Pinho Sannasc, Josué Ramiro, Clara Maciel, Ester Ferreira, Vera Passos, Edilson Rodrigues(O Velho Viajante), Antonio Cedraz, Professor Ferreirinha, Gabriel Francisco Maciel, Camilla Maciel, Solange Amaral, Emilly Ramalho, Pinho Sannasc, Everton Lima, Tamires Santana, Jonnas Torres, Dulce Oliveira, Etevaldo Ribeiro, Itamar Paim, Renildo Costa e Ritta Oliveira.

O acontecimentotranscorreu num harmonioso clima de descontração e contou com a venda de livros a preços populares e com um recital poético ao ar livre, atraindo a atenção de transeuntes. Este brilhante evento marcou o inicio do Movimento LIVROS EM TODA CIDADE que objetiva a popularização das feiras literárias em Salvador.

Clara, teimosa e irrequieta, segundo ela própria, não se curva ao monopólio cultural e acredita que valores como cultura, lazer, informação, entre outros, deveriam ser dividido de forma igualitária. Reconhece a escritora que isto não é o que de fato ocorre e que a sua luta não é nada fácil, entretanto essa mulher guerreia se mantêm firme na luta.

Garra, inspiração, coragem... Tudo isso a Baiana tem, e por essas e outras, a cultura agradece!

1 comentários:

SIGRID SPOLZINO disse...

Iniciativas como esta devem ser levadas pelo Brasil afora...ou melhor dizendo "a dentro"..rsrs!
Parabéns aos participantes e aplausos aos organizadores.
Fraterno abraço
SIGRID SPOLZINO

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário e estimo a sua volta!